Neste teste, vamos avaliar se os 8 cores do FX 8350 fazem diferença comparando com 1, 2, 4 e 6 cores. Será que há ganho de performance? Será esse ganho grande ou pequeno?
Benchmarks Sintéticos
wPrime 32M
Neste benchmark, podemos ver que o ganho de performance é brutal tanto de 1 core para 2 cores, como de 2 cores para 4 cores. A partir daí, há um ganho, mas não é muito acentuado.
Cinebench R15
Este benchmark é muito conhecido por usar muito bem todos os cores de um CPU e aqui está a razão. Há um aumento de pontuação singificativo sempre que se ativam cores. Entre 1 core e 8 cores há um ganho de quase 720%.
SuperPI 1M
Este benchmark é focado no IPC. Queria testar se havia aumentos no IPC de acordo com a quantidade de cores ativos. Há um aumento de IPC quase nulo de 0,61% comparando 8 cores com 1 core apenas. A pontuação do 6 cores ficou abaixo até do 1 core. Testei várias vezes e deu sempre resultados parecidos.
Handbrake
À semelhança do Cinebench, esta aplicação também é conhecida pelo seu correcto uso de vários cores. Há um aumento de performance gradual, quase linear.
Jogos
Mad Max
Mad Max é um jogo já um pouco antigo, mas é dos jogos mais optimizados que existe. Com bons gráficos, mesmo com tudo no máximo mantem uma taxa de FPS muito alta e sem stutering. Um dos gameplays mais smooth que já senti.
Com 1 core a experiência de jogo é horrível. Stutterings constantes e FPS extremamente baixos.
Com 2 cores melhora drásticamente, mas mesmo assim não fica um gameplay que dê prazer ver.
A partir dos 4 cores a experiência fica muito boa. Há pouca diferença de FPS em relação a 6 e 8 cores, mas vendo o gráfico dos times, nota-se que há uma estabilidade maior com 8 cores.
The Witcher 3
The Witcher 3 é um dos melhores jogos de todos os tempos. Também gostaria de dizer isso sobre a sua optimização, mas não é de todo possível.
Com 1 core o jogo fica horrível.
Com 2 cores o jogo fica mais fluído (completamente injogável ainda), mas em compensasão há vários momentos em que o jogo simplesmente vai para os 0fps e fica lá durante uns bons segundos.
Com 4 cores o jogo já fica jogável. Não é perfeito, de todo, porque há muito stuttering. Mas dá para jogar.
Com 6 cores, a experiência fica muito parecida à de 8 cores. Mas como podemos ver pelos times, com 8 cores os mínimos são maiores e os máximos também.
Conclusão
Em benchmarks sintéticos, é bastante visível a diferença entre o número de cores. Já em jogos, a história é diferente. Na maioria dos casos, há um aumento de performance até aos 4 cores. A partir daí o ganho é pouco. Os jogos estão feitos para rodar nos Pc's da maioria dos gamers, e neste momento o mainstream é ter um quad core. Há de chegar o dia em que os jogos vão ser feitos a pensar em octa cores. Mas quando esse dia chegar já vai haver processadores de 16 cores. Olhando para os benchmarks sintéticos, dá para ver que este processador ainda tem firepower guardado para jogos, apenas não o usa por falta de optimização. Veremos no futuro!
Download de todos os gráficos, frametimes, e tabela do excel com todos os resultados AQUI.
0 comentários: